quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"e as mães são poços de petroleo nas palavras dos filhos"

Querida Lili, hoje é um dia muito especial, é o dia dos teus 60 anos, por isso, ofereço-te estas palavras, das coisas mais bonitas que li, desde sempre, sobre as mães, o tão ansiado beijo antes de adormecer do Marcel Proust e o poema "A Fonte" do herberto helder

"Eu jantava antes de toda a gente e vinha depois sentar-me à mesa, até às oito horas, hora a que estava assente que tinha que subir; aquele beijo precioso e fragil que a minha mãe me confiava na cama na hora de adormecer, tinha eu de o transportar da sala de jantar para o quarto e de o guardar todo o tempo que demorava a despir-me, sem que se quebrasse a doçura, sem que se lhe envolasse e evaporasse a sua virtude volatil..."

Também eu ansiava por este beijo ao deitar. A porta entreaberta, a luz da casa de banho acesa para não ficarmos no escuro e eu ouvia os movimentos da minha mãe na cozinha, conhecia os sons de todos esses movimentos. Depois ouvia os passos no corredor e adivinhava o abrir da porta do quarto. A minha mãe dava-nos um beijinho, ajeitava-nos os lençois, aconchegava-os a nos e, pensando que estavamos a dormir, apagava a luz. Eu respirava fundo e imaginava-a sentar-se no sofa no silêncio da noite... e então adormecia com um suspiro...

Para mim continuas a ser a mulher com os pés muito bem assentes na terra, a mulher com uma força de vontade exemplar, com um grande sangue frio da situações mais delicadas, com um grande coração, com muita classe, com muita generosidade, com muito bom senso... uma mulher de uma palavra so (palavra de honra) "a mulher com os joelhos mais bonitos que alguma vez vi", disseram-me uma vez em segredo. Uma a mulher intransigente com o relogio, instransigente nas regras da boa educação... é a mulher que chora de rir em silêncio e nos faz rir so de olharmos para ela, a mulher que sempre disse (e com razão, dizemos nos agora) "leva o casaco que vai estar frio" ou "leva o chapéu de chuva", é a mulher que ouve as musicas que gosta aos gritos no carro (YOLAAAAAAANDAAAAA, esta aqui ao lado, é so clicares no botão), que arranja sempre lugar em frente ao sitio onde pretende ir, que fuma à janela da cozinha, com as unhas pintadas de vermelho, que tem sempre a palavra certa na ponta da lingua... and so on...

Em resumo, queria que soubesses que és a minha inspiração, um verdadeiro exemplo, a minha maior aspiração, a pessoa com quem eu quero parecer-me quando for crescida. Em ti vejo doçura, amor, generosidade, coragem, força, beleza, encanto, simpatia... e todos os adjectivos mais bonitos do dicionario. Não fosse a minha pseudo apendicite tinha encontrado 60 palavras para te definirem. Para mim és o poema completo do Herberto Helder, és as cinquenta primeiras paginas do "Em Busca do Tempo Perdido". És a melhor mãe do mundo e, por isso, um dos meus maiores receios é não conseguir ser, um dia, para os meus filhos tudo o que tu és para nos. Junto esta fotografia, a unica de quando era pequenina que escolhi para trazer comigo para França e uma das minhas preferidas... estavamos de férias no Algarve, parece-me, lembro-me desta boia e de nos duas a corrermos dentro de agua, como se fosse hoje...

Mil bjs e ADORO-TE

Sem comentários:

Enviar um comentário